terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Burj Khalifa-Dubai, United Arab Emirates

É um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010.
O edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada "Downtown Burj Dubai", localizado no "First Interchange", ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O arquiteto do edifício é Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006. ( Na barra a esquerda do blog encontra o link para o site SOM).
O design combina influências culturais com tecnologia de ponta para alcançar um edifício de alto desempenho. A sua aglomeração é manipulada na dimensão vertical para minimizar o impacto do vento sobre o movimento da torre. O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 4,1 bilhões de dólares e para toda a nova "Downtown Dubai", 20.000 milhões de dólares.
Mais do que apenas mais alto edifício do mundo, Burj Dubai é um exemplo sem precedentes de cooperação internacional, farol simbólica do progresso, e um emblema do novo, dinâmico e próspero Oriente Médio.
Em menos de 30 anos, esta cidade se transformou de um centro regional para uma global. Este sucesso não foi baseada em reservas de petróleo, mas sobre as reservas de talento humano, criatividade e iniciativa.  
Os andares 43, 76 e 123 servem para simplificar uma viagem aos andares mais altos do edifício, não fazendo com que se tenha de parar em todos, caso haja bastante movimento. Os elevadores de serviço possuem capacidade para 5,500 quilos, sendo os mais resistentes do mundo. O observatório possui elevadores de dois andares, com capacidade de 12 a 14 pessoas por cabine, e podem viajar a uma velocidade de até 10 metros por segundo.
O Burj Khalifa possui um posto de observação a 442 metros de altura. A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. O Burj Khalifa necessita de 1 000 000 litros de água por dia. 


Fontes: http://www.burjkhalifa.ae/language/en-us/home.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Burj_Khalifa#Informa.C3.A7.C3.B5es
http://www.som.com/content.cfm/burj_khalifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário