domingo, 28 de agosto de 2011

Projeto Arquitetônico

Primeiramente é necessário conhecer os aspectos climáticos do local, a direção do vento, o nascer do sol, para então propor um ambiente construído o mais adequado àquele clima. A correta orientação solar dos ambientes em função das atividades desempenhadas e a permeabilidade da edificação ao vento para melhorar a sensação de conforto são fatores que já devem estar presentes nos primeiros esboços de uma proposta arquitetônica. Garantir conforto de forma passiva aos ocupantes de uma edificação é uma forma de eficiência energética, pois menor será o consumo de sistemas ativos utilizados para se obter condições de conforto. O projeto  arquitetônico é a planificação da delimitação dos espaços de um ambiente construído e o programa de necessidades é a espinha dorsal de um projeto arquitetônico.


Edificações projetadas com preocupações ecológicas podem reduzir significativamente os impactos negativos associados ao meio ambiente. Quando se fala de arquitetura sustentável, normalmente está querendo se dizer que a edificação pode se manter por conta própria, ou seja, com aproveitamento de águas pluviais para limpeza, tratamento ecológico de esgoto, reuso de águas servidas, uso de energia solar para aquecimento d’água, uso de energias alternativas, utilização de materiais de baixo impacto na cadeia produtiva, sistemas passivos de aquecimento e resfriamento, entre outros.

Pode ter certeza se quando formos projetar pensar em tudo isso nós iremos fazer parte dos poucos que ajudam ao meio ambiente.  A forma arquitetônica influencia no conforto ambiental, e consequentemente no consumo de energia, pois a forma tem relação sobre os fluxos de ar no interior e no exterior da edificação, e na quantidade de luz e calor solar recebidos pelo edifício (LAMBERTS et. al., 2004).


2 comentários:

  1. lUCAS AGORA ESTOU NUM NOVO SITE: http://filipearkitetos.wixsite.com/arquitetando SEGUE LA DEPOIS. E OBRIGADO POR TER GOSTADO

    ResponderExcluir