sexta-feira, 1 de abril de 2011

Esquema básico de funcionamento do elevador

A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas
em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro.
O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são
fi xados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de
40 a 50% da capacidade licenciada.
Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças.
As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa.
O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias,
de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte superior da caixa.
O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é proporcionado pela máquina de tração, que
imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade especificada para o elevador. A aceleração e
o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor. A parada é possibilitada pela
ação de um freio instalado na máquina.


Além desse freio normal, o elevador é dotado de um freio de segurança para situações de emergência.
O freio de segurança é um dispositivo fi xado na armação do carro ou do contrapeso, destinado a pará-los, de
maneira progressiva ou instantânea, prendendo-os às guias quando acionado pelo limitador de velocidade.
Sua atuação é mecânica.
O limitador de velocidade, por sua vez, é um dispositivo montado no piso da Casa de Máquinas ou no interior da
caixa, constituído basicamente de polia, cabo de aço e interruptor. Quando a velocidade do carro ultrapassa um
limite preestabelecido, o limitador aciona mecanicamente o freio de segurança e desliga o motor do elevador.
Importante: Prevendo o projeto, a construção de recintos habitados ou locais por onde possam circular pessoas embaixo do Poço do elevador, será necessária a instalação de freio de segurança no contrapeso, ou a instalação de um pilar sólido abaixo do pára-choque do contrapeso, estendendo-se para abaixo até o solo firme, ocasionando a redução da área da cabina do elevador em relação à solução normal.

Material disponível para baixar no site abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário