segunda-feira, 7 de março de 2011

Os cortes

A função básica de um corte é complementar as informações da planta baixa, principalmente no que se refere às alturas dos componentes da edificação. As imagens abaixo mostram duas situações de planos que cortam a nossa casa de estudo.
A posição destes planos varia de acordo com a edificação e com o que se pretende mostrar, mas você deve tentar cortar janelas e portas e outros elementos importantes como, por exemplo, as escadas, elevadores, desníveis e a caixa d'água.
A quantidade de cortes também varia de acordo com a complexidade do projeto e podem até mesmo serem referentes a um elemento específico do projeto. Você pode, por exemplo, fazer um corte somente da sua escada e este seria desenhado em outra escala e com mais detalhes.
Na sequência você pode ver o desenho final do corte mostrado anteriormente. As regras aplicadas na planta baixa continuam valendo aqui.
1. Os elementos cortados pelo plano serão desenhados com linha contínua e grossa.
2. Os elementos além do plano de corte estarão em vista e serão desenhados com linha fina e contínua.
3. Os elementos em projeção continuam sendo desenhados com linha fina e tracejada.
Na sequência você vê os desenhos do segundo corte aplicado no modelo. No caso desta residência, a escolha dos planos de corte se deu em função da posição da caixa d'água e da escada. Sempre é importante que se mostrem esses dois elementos cortados.



Como desenhar um corte

A técnica para se desenhar um corte é a mesma tanto no CAD como na prancheta.
1. Posicione a planta baixa de tal forma que você fique olhando para onde a indicação do corte aponta.
2. A partir da linha de corte desenhe linhas de chamada e marque os elementos que estão secionados pela mesma (plano de corte).
3. Marque linhas de chamada na horizontal com as alturas de laje, portas, janelas, telhados e outros.
4. Da mesma forma que na planta baixa, marque as paredes e em seguida as portas e janelas contidas nelas.
5. Desenhe os elementos que estão além do plano de corte e os que estão em projeção.
Programas como o ArchiCAD, o DataCAD, o Revit e até mesmo o Sketchup, são capazes de gerar cortes automáticos a partir de modelos 3D. Vale lembrar que para que o resultado destes cortes seja correto e satisfatório, o modelo 3D deverá ter todas as informações necessárias seja por parametrização de dados seja por modelagem tridimensional. Vale informar também que, apesar da eficiência comprovada dessas ferramentas, os desenhos resultantes quase sempre precisam de alguns reparos e/ou da adição de detalhes e/ou de outros elementos gráficos. Por isso é fundamental para o aluno o aprendizado dos conceitos e da confecção desses desenhos pelos métodos provenientes da geometria plana e descritiva.
Os desenhos abaixo ilustram a técnica de confecção dos cortes
6. Faça desenhos simplificados em um primeiro momento. Observe, por exemplo, que o telhado é inicialmente marcado com linhas simples. Estes procedimentos (1 ao 6) devem ser adotados para todos os pavimentos e para a coberta. Todos os desenhos devem manter o mesmo alinhamento.
7. Depois de definido todos os elementos comece a fazer os detalhes de acabamento.
8. Somente depois de todo o desenho finalizado, você começará a desenhar as cotas e os textos.
Embora a cotagem de elementos horizontais seja uma prática comum, a ABNT recomenda que somente elementos verticais sejam cotados em um corte pois todas as dimensões de largura e profundidade deverão ser informadas nas plantas do projeto.
O corte transversal segue o mesmo processo, mas as informações referentes às alturas são todas originadas do primeiro corte. Desta forma você garante a compatibilidade de seu projeto. O procedimento para o desenho de segundo corte é o mesmo do primeiro. A única diferença é que, agora que você já tem um corte desenhado, você terá que obrigatoriamente, cruzar as informações da planta baixa com as do corte existente. Veja que as linhas de chamada são desenhadas dos dois desenhos.
Observe que o desenho das paredes dos cortes é feito da mesma maneira que na planta baixa. Você pode também detalhar melhor estes elementos e mostar as lajes, vigas, alvenarias, níveis de piso pronto e no osso dentre outros. O nível destes detalhes depende de cada projeto e de cada profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário