sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que é Arquitetura?

A palavra arquitetura vem no grego arkhé que significa "primeiro" ou "principal" e de tékhton significando "construção", ou seja,  refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
Arquitetura é antes de mais nada uma construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. De acordo com o dicionário Aurélio, arquitetura é:  
s.f. Arte de construir e decorar os edifícios. / Fig. Forma, estrutura: arquitetura do corpo humano. // Arquitetura eclética, ver ECLETISMO." 
E quem exerce essa função é o arquiteto.
 O arquiteto é o profissional que trabalha com a arquitetura, desenhando e projetando edifícios, reformando. Um arquiteto pode se formar em várias áreas: Design de Móveis / Roupas / Moda / Objetos / Desenhos / Gravuras / Acabamentos / Projetos de casas / Urbanismo / Paisagismo / Planejamento / Acabamentos / Engenharia / Antropologia / Sociologia / Conforto Ambiental / Iluminação / Cálculos Estruturais;
Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas como: história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, o uso de programas de software, tais como sketchup, AutoCAD (programa em 2d e 3d), entres outros programas.


Já sentiu o gostinho do curso? Agora o que um arquiteto faz?

       
A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas. 
Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:
  •   Supervisão, coordenação e orientação técnica.
  •   Estudo, planejamento, projeto e especificação
O projeto arquitetônico é uma das etapas de um projeto de edificações, definido por uma norma brasileira da ABNT, especificamente, a NBR 13.531 e NBR 13.532. Essas normas especificam muito bem o serviço do arquiteto.

Bom, se você ainda não se decidiu, creio que Arquitetura possa ser a base, então vendo algumas matérias e cursos que estão inseridos na Arquitetura, quem sabe você acha algo ligado à isso que você possa seguir mais para frente...


Tenha uma boa Tarde

13 comentários:

  1. muito bom eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e muito útil seu blog, parabéns !

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do seu blog, tire todas as minhas duvidas nele muito bom!parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos comentários, fico feliz que estão gostando, ainda hoje posto uma matéria sobre sketchup 3D!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado tenho 14 anos e tava em duvida no que queria me tornar quando fosse mais velho, mais agora ja sei. obrigado mais uma vez.

      Excluir
    2. Olá. estou com o blog atualizado e novo site. http://filipearkitetos.wixsite.com/arquitetando
      Irei postar sobre arquitetura depois de formado!

      Excluir
  5. isso mesmo! tem um grande "Lek" no mercado de Trabalho!

    depois passa la no meu blog comenta, dar ideias!
    valeu!

    tbm pode add!

    ResponderExcluir
  6. Realmente me interessei mais pela arquitetura após ler o texto.Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. THAIS CAVALCANTI

    Se estives precisando de alguém pra trabalhar com Autocad, só entra em contato
    barrathaisunderline@hotmail.com
    AGUARDANDO !

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei muito do Blog,sou estudante do ensino médio, e estou pensando em seguir a carreira, e seu Blog esta me ajudando muito a decidir isso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. To vendo que vou ter que estudar muito , mas gostei, me interessei por completo agora ..!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei o blog, irei comecar o curso ano que vem, consegui ter uma ideia mto melhor do que vou estudar. Passarei a seguir e me informar melhor sobre a área. valeu.

    ResponderExcluir