quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Norman Foster (Meu favorito) + Meu trabalho da faculdade Projeto IV




Nasceu em 1 de junho de 1935 na região de Stockport, numa família de origem humilde. Sempre se destacou como um aluno aplicado e por seu excelente desempenho nas escolas onde estudou e desde cedo demonstrou certo interesse pela arquitetura, principalmente pelas obras de Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier.

Foster estudou arquitetura da Universidade de Manchester, graduando-se em 1961. Mais tarde se tornou amigo de Richard Rogers, seu futuro parceiro comercial, na Universidade de Yale onde concluiu seu mestrado. Retornou ao Reino Unido em 1962 e se tornou um dos maiores arquitetos da Europa.
  

Em 1963, ele ajudou a fundar Team 4 e em 1967 ele estabeleceu Foster Associates, agora conhecido como Foster + Partners. Fundada em Londres, é agora uma prática mundial, com escritórios de projetos em mais de 20 países. Nos últimos quatro décadas, a empresa tem sido responsável por uma gama impressionante variedade de trabalhos, a partir de planos diretores urbanos, infra-estruturas públicas, aeroportos, edifícios cívicos e culturais, escritórios e locais de trabalho para casas particulares e design de produto. Desde a sua criação, a prática recebeu 470 prêmios e citações de excelência e ganhou mais de 86 competições nacionais e internacionais.

 O site onde encontramos todos os projetos, novidades, e ate contato com eles é um dos mais acessados, para quem quiser conferir: http://www.fosterandpartners.com

Vou citar alguns projetos:
 
Hearst Tower




O antigo edifício de seis andares foi encomendado pelo fundar da empresa William R. Hearst ao arquiteto Joseph Urban. A primeira etapa da construção foi parcialmente concluída em 1928 com um custo de 2 milhões de dólares, mas teve de ser paralisada devido à Grande Depressão de 1929. A nova torre, projetada por Norman Foster, foi concluída em Maio de 2004 e tem sido, desde então, o local de trabalho de 2 mil pessoas.


 
 Minha opinião: Acho muito incrível o interior dele, a estrutura, os paineis de vidro, etc.
Como foi dito anteriormente a parte de baixo do edifício foi a antiga sede de um edifício Art Deco de 1928, projetado pelo arquiteto Joseph Urban, situado próximo ao Columbus Circle. Hearst já visualizava o edifício Art Deco como pedestal de outro ainda maior, que no entanto não chegou a ser construído durante a sua vida.

Só que de todo o miolo do edifício Art Deco foi demolido, restando apenas as paredes das fachadas externas, que passaram a servir de vedação para o grande lobby do novo prédio. O edifício antigo foi ligado ao novo por painéis de vidro que inundam de luz natural os espaços internos, gerando uma leveza visual e a impressão de que o arranha-céus flutua.

Agora por que é o meu favorito? Bem ele tem algo em comundo que outro Edificio que adoro também e que muitos gostam que é o Capital Gate. Ambos usem o sistema estrutural Diagrid ou Grelha diagonal. Com base nesses dois projetos fiz o meu projeto na faculdade.  Esse sistema estrutural é uma malha diagonal de alta eficiência em termos de peso, pois necessita de aproximadamente 20% menos de aço do que uma armação estrutural convencional. Tal permitiu uma economia de aproximadamente 2000 toneladas do material.
Montagem do diagrid de vidro na estrutura de aço

Capital Gate maior edifício inclinado do mundo



As peças diagonais, vistas das fachadas, não exercem apenas função decorativa ou de vedação: são elas mesmas que compõem o sistema estrutural. Os cantos resultantes dos encontro das diagonais foram cortados, de forma semelhante ao corte de um diamante, enfatizando as proporções verticais e criando uma silhueta ímpar que, por ser tão diferente, se destaca na skyline da ilha.

Seu telhado possui um sistema de coleta de água das chuvas. Essa água é armazenada no subsolo e reutilizada no próprio edifício.

 

































Outro projeto de Normam + Partners é o Swiss Re Tower, Localizado no coração de Londres, a edificação se destaca das demais por sua forma e tamanho. 


O corpo cilíndrico originou um desenho singular para o edifício de 180 metros de altura e 40 pavimentos, localizado na City, o centro financeiro de Londres.

Os estudos para o desenvolvimento do projeto consideraram como principais condicionantes o inusitado formato da edificação e um sofisticado sistema de fachada dupla ventilada, entremeada por átrios que as equipes técnicas chamaram de poços de luz. Estes percorrem em espiral o interior da torre e colaboram no sistema de ventilação e captação da luz natural direcionada para as estações de trabalho, proporcionando conforto ambiental.


London’s first ecological tall building and an instantly recognisable addition to the city’s skyline, 30 St Mary Axe is rooted in a radical approach - technically, architecturally, socially and spatially. Generated by a radial plan, its energy-conscious enclosure resolves walls and roof into a continuous triangulated skin, allowing column-free floor space, light and views.


Primeira construção alta ecológica de Londres e uma adição instantaneamente reconhecível para o skyline da cidade, 30 St Mary Axe está enraizada em uma abordagem radical - tecnicamente, arquitetonicamente, social e espacialmente. Gerado por um plano radial, seu gabinete energia-consciente resolve paredes e telhado em uma pele contínua triangular, permitindo coluna livre de espaço físico, luz e pontos de vista.



Commerzbank Tower

City Hall - Location: The Queen's Walk, London, United Kingdom
Estádio de Wembley.

Cúpula do Reichstag, Berlim.
Aeroporto de Pequim – China – Beijing Airport – China

Torre Caja Madrid, Sir Norman Foster
Ponte de Millau 


Fontes:


  

Existe varios outros projetos no site, citei só os mais comentados, semestre passado fiz um trabalho sobre o Commerzbank Tower, quem quiser está disponivel aqui em pdf.
E como disse la em cima que o meu projeto da faculdade foi baseado no diagrid, está ai umas fotos do trabalho que fiz com Danielly Costa atualmente estamos no 7 período do curso!



Projeto Arquitetônico IV- Edifício Multiempresárial e Comercial. Com 50 andares de escritórios com quatro, duas e uma sala divididos em cada setor. No térreo existe lojas, uma lanchonete, possui 7 elevadores, saída de emergência com Ante-Câmera, Sanitários acessíveis. Possui 100 vagas no lado de fora do edifício em 600 no Subsolo.
Sua forma é de um trapézio que dá a ideia de giro



 


 Bem galera é isso, qualquer dúvida, sugestão, comentem por favor!
Boa noite :D
 
 



 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cálculo do volume da fossa


Para calcularmos o volume da fossa usaremos essa fórmula:

V = N (C.T + K. Lf)

Onde:


= volume útil, em litros;
= quantidades de pessoas;
= contribuição de despejos (litros/pessoa x dia; ver tabela 1);
T  = período de detenção em dias -Quantidade de pessoas x contribuição = resultado (ver na tabela 2 e compare o valor com os dias e as horas);
Lf = contribuição de lodos frescos (litros/pessoa x dia; ver tabela 1);
K = taxa de acumulação de lodo digerido em dias (tabela 3), escolhemos o intervalo de limpeza que é de 1 ano o que equivale a 57. (Devemos levar em consideração a temperatura do Estato em que está.)

Dimensionamento
Segundo a NBR-7229/82 os esgotos domésticos devem ser tratados e dispostosde maneira que as seguintes condições sejam atendidas:
  • Nenhum manancial destinado ao abastecimento domiciliar corra perigo de poluição;

  • Não sejam prejudicadas as condições próprias à vida nas águas receptoras;

  • Não sejam prejudicadas as condições de balneabilidade de praias e outros locais de recreio e esporte;

  • Não haja perigo de poluição de águas localizadas ou que atravessem núcleos de população ou daquelas utilizadas na dessedentação de rebanhos e na horticultura;

  • Não venham a ser observados odores desagradáveis, presença de insetos e outros inconvenientes;

  • Não haja poluição do solo capaz de afetar direta ou indiretamente pessoas e animais
     


Tabela 1:
 


Prédio
Unidade
Contribuição
(litros/dia)


Esgotos (C)
Lodo Fresco (Lf)
1 – Ocupantes permanentes



Hospitais
Leito
250
1
Apartamentos
Pessoa
150
1
Residências
Pessoa
200
1
Escolas – Internatos
Pessoa
150
1
Casas populares – rurais
Pessoa
120
1
Hotéis s/cozinha e lavanderia
Pessoa
120
1
Alojamentos provisórios
Pessoa
80
1




2 – Ocupantes temporários



Fábricas em geral
Operário
70
0,30
Escritórios
Pessoa
50
0,20
Edifícios públicos ou comerciais
Pessoa
50
0,20
Escolas – Externatos
Pessoa
50
0,20
Restaurantes e similares
Refeição
25
0,10
Cinemas, teatro e templos
Lugar
2
0,02
  

 Período de detenção dos despejos




É o intervalo de tempo médio de permanência dos esgotos no interior da fossa séptica, que são projetadas com os seguintes períodos mínimos de detenção dos despejos, para uma fossa séptica de câmara única:



Contribuição (litros/dia)
Período de
detenção

horas
Dias (T)
Até 6.000
24
1
6.000 a 7.000
21
0,875
7.000 a 8.000
19
0,79
8.000 a 9.000
18
0,75
9.000 a 10.000
17
0,71
10.000 a 11.000
16
0,67
11.000 a 12.000
15
0,625
12.000 a 13.000
14
0,585
13.000 a 14.000
13
0,54
Acima de 14.000
12
0,50
 

 Período de armazenamento de lodo digerido

É o período de tempo entre duas operações consecutivas de remoção do lodo da fossa séptica. As fossas sépticas têm capacidade para armazenamento de lodo digerido pelo período mínimo de 10 meses ou 300 dias, para efeito de cálculo.
 

Formas

Recomenda-se as formas cilíndricas e prismáticas retangulares.
Para as fossas sépticas de forma cilíndrica devem ser observados:

a)    Diâmetro interno mínimo (d) = 1,10 m;
b)    Profundidade útil mínima (h) = 1,10 m;
c)    O diâmetro (d) não deve ser superior a duas vezes a profundidade útil (h).

Para as fossas sépticas de forma prismática retangular, devem ser observados:

a)    Largura interna mínima (b) = 0,70 m;
b)    relação entre comprimento (L) e largura (b) = 2 ≤ L/b ≥ 4;
c)    Profundidade útil mínima (h) = 1,10 m;
d)    A largura da fossa (b) não pode ultrapassar duas vezes a sua profundidade útil (h);





Os sumidouros devem ter as paredes revestidas de alvenaria de tijolos, assentes com juntas livres, ou de anéis (ou placas) pré-moldados de concreto convenientemente furados e ter enchimento no fundo de cascalho, pedra britada, coque de pelo menos 0,50 m de espessura.

As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nível do terreno, serem de concreto armado e dotadas de aberturas de inspeção com tampão de fechamento hermético, cuja menor dimensão em seção seja de 0,60 m.

As dimensões dos sumidouros são determinadas em função da capacidade de absorção do terreno (teste de absorção), devendo ser considerada como superfície útil de absorção a do fundo e das paredes laterais até o nível de entrada do efluente da fossa.





Vamos calcular um exemplo da uma fossa para um edifício comercial de 50 andares:
Para funcionários:
N = 7235 pessoas 
C = 50 L/pessoas /dia 
T = 0,5 (porque 7235 pessoas x 50 = 361.750 olhando na tabela 2 equivale a 0,50 dias = 12 horas);
K = Escolhemos 1 ano de intervalo entre limpezas = 57
Lf = Ver na tabela 1 o ocupantes temporários em edifícios públicos e comerciais = 50 = 0,2

Jogando na fórmula:

V = 1000 + N ( C.T + K.Lf )
V= 1000 + 7235 (50. 0,5 +57.0,20)
V= 1000+ (7235 + 36,40)
V= 1000 + 263354
V= 264354 litros/ dia de lodo


Para Clientes:
N = 2500 pessoas
C = 2 litros / pessoas/dia
T = 2500 x 2 = 5000 = 0,75
K = 57
Lf =0,02

V= 1000 + N ( C.T + K.Lf )
V= 1000 + 2500 (2.0,75 + 57. 0,2)
V= 1000 +2500 (1,5 +1,14)
V= 7600 L/dia

Restaurante
N = 240 pessoas
C = 25 l/p/d
T = 240 . 25 = 6000 = 0,75
K = 57
Lf = 0,10

V = 1000 + 240 (25.0,75 + 57.0,10)
V= 6868 L/dia

 
Vt= 264354 + 7600 +6868
Vt= 278822 m³


Bem é isso espero que tenha ajudado! :D Até a próxima