quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google Sketchup e Sketchup Pro

Poderoso software para a apresentação de seus projetos em 3D. Muito intuitivo e fácil de usar. Possui ferramentas precisas de desenho e criação, além de ser totalmente compatível com as plataformas DWG  Foi originalmente desenvolvido pela At Last Software(@last software), uma empresa estadunidense com sede em Boulder, Colorado


O Google SketchUp é um conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais. Este programa foi pensado para ser mais intuitivo, flexível e fácil de usar do que programas similares. 
Considerado por muitos como o lápis do desenho digital. Ao comprar a @Last Software, a Google obteve a versão profissional do software (que custa 495 dólares) e criou também uma versão gratuita muito interativa e versátil, sendo capaz de trabalhar em conjunto com o Google Earth.
Desenvolvido para arquitetos, engenheiros civis, produtores de filmes, desenvolvedores de jogos e outros profissionais relacionados, o SketchUp é um conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais. Este programa foi pensado para ser mais intuitivo, flexível e fácil de usar do que programas similares.
Assim, você pode executar desde grandes projetos de implantações, como por exemplo, modelar sua cidade para o Google Earth, ou simplesmente redecorar a sua sala de estar, desenhar um novo móvel, exportar uma animação e compartilhar tudo no YouTube. Não há limites para criações com o Google SketchUp® Pro
!

Surpreenda-se com o que você é capaz de criar.

Mas qual a diferença do Sketchup free  para o Sketchup Pro?Bem, o Pro pode ser usado completamente, porém é pago, mais muitos sites disponibilizam com o Product key ou usar em 30 dias no minimo, e o free vem com limitações. Vejam um quadro comparativo no site abaixo:

Com o Sketchup Pro você pode importar arquivos do tipo 3DS, DXF e DWG diretamente para os seus modelos. Também é possível trabalhar com imagens nos formatos JPG, PDF, PNG e TIFF. Elas podem ser usadas individualmente ou como parte de superfícies para a criação de modelos realísticos.

Existem vários plug-ins destinados a várias funções, onde pode-se destacar a importação e exportação de dados em SketchUp, vejamos alguns desses abaixo:

Google-Earth: O plug-in para o Google Earth, que já foi incorporado ao programa na versão 7, permite a criação de modelos em 3D em SketchUp para implantação posterior numa localização à escolha no Google Earth. Torna-se assim possível visualizar o modelo arquitetônico criado em SketchUp diretamente no seu meio ambiente (em Google Earth).

SketchyPhysics: O Plug-in SketchyPhysics é destinado a realizar simulações físicas utilizando equações newtonianas (de maneira simples e rápida) com objetos criados no SketchUp. Também permite interações em tempo real entre o usuário e os ambientes virtuais criados por meio de teclado, mouse e também joysticks.


ArchiCAD:  O plug-in para o ArchiCAD foi desenvolvido pela Graphisoft e permite aos utilizadores de ArchiCAD a leitura de modelos SketchUp. Este Plug in permite o importe dos modelos em 3D do SketchUp no ArchiCAD, para o desenho detalhado em CAD de arquitetura no ArchiCAD. 
V-ray:  É um software de renderização que utiliza técnicas avançadas para o desenvolvimento de projetos em 3D. O V-Ray é desenvolvido pela Chaos Group, sendo o núcleo de desenvolvimento formado por Vladimir Koylazov e Peter Mitev . Este software de renderização é dedicado a software proprietários de modelagem como o 3D Studio Max, Google SketchUp,Maya (software), Rhinoceros 3D e Cinema 4D. 



Renderizado com V-ray
Google Erath

obs.: Para baixar o Sketchup free e o Pro, vá ao lado esquerdo desse blog.

Vejamos um vídeo de comandos básicos do Sketchup





Bibliografia: